domingo, 7 de fevereiro de 2010

Daniel Defoe : notas biográficas.



Daniel Defoe (1660 – 1731)

Filho de um pequeno comerciante e membro de uma família dissidente da Igreja Anglicana , tentou preparar-se para seguir a carreira eclesiástica, mas devido a uma educação desordenada, desistiu da carreira religiosa. Estabeleceu-se como comerciante (1683) e viajou muito pela Europa com diversos empreendimentos comerciais, mas em nenhum deles obteve pleno êxito.

Atraído pela política, estabeleceu-se em Londres .Metido em intrigas políticas, começou a escrever numerosos panfletos, sendo encarcerado em numerosas ocasiões por dívidas e por motivos políticos. Acusado de espionagem foi encarcerado mais uma vez e condenado ao pelourinho.

Apesar da sua vida turbulenta foi um escritor muito prolífico e morreu em Londres, mantendo em seus últimos anos de vida uma intensa atividade literária.

Em 1719 publicou seu romance mais famoso, "A vida e estranhas e surpreendentes aventuras de Robinson Crusoe de York, marinheiro". O livro alcançou logo enorme repercussão. Narra a história de um náufrago e sua luta pela sobrevivência em uma ilha deserta. Robinson, como o próprio Defoe, é um produto típico da classe média inglesa, um espírito prático que acredita no comércio, na religião e no progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário